segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Perda


Sempre é muito difícil continuar andando quando não podemos mais levar adiante algo que amamos. Ninguém gosta de dizer adeus para as coisas boas, mas isso é necessário, sempre. Continuar sem olhar para trás, saber que apesar da perda ser dolorosa, de alguma forma a vida vai nos compensar com algo muito melhor.
Nenhuma dor é em vão, ela é um meio poderoso de nos fazer crescer, nos fazer ver o mundo de forma mais madura, e muitas vezes nos libertar de algo que não era tão bom quanto pensávamos.
A perda pode ser uma dor enorme no começo, mas devemos enfrentá-la com a cabeça erguida. Como qualquer outro obstáculo na vida, ela é uma fase, uma passagem para algo novo, e não é preciso ter medo de passar por ela.
Nós devemos superá-la, enxergar as coisas boas que nos restam e as que ainda encontraremos, devemos conhecer coisas novas, novas possibilidades. A saudade pode se transformar em um longo tempo de sofrimento, ou em um novo estilo de vida, um novo amor, novos amigos... Tudo depende do que você pretende fazer com ela.
Ficar remoendo o passado não vai ajudar. Revolta e vingança serão piores ainda. Apenas deixe que o tempo o cure e busque por coisas boas para substituir qualquer vazio que possa haver, nunca olhe para o vazio como se ele não pudesse ser preenchido, pois ele será, mas isso pode acontecer mais rápido se você simplesmente tirar esse tipo de pensamentos do caminho.
Deus não comete erros, se ele lhe tirou uma coisa que parecia importante, é para você enxergar a importância em outras coisas, e quando isso acontecer todas as coisas parecerão se encaixar melhor.
Não tenha medo de mudar, não tenha medo de dizer adeus a nada. Aproveite cada minuto todas as coisas amadas que você tem, mas não olhe para trás quando tiver que seguir sem elas, por mais difícil que isso seja, porque o que você receberá em troca não se compara com o que lhe foi tirado.


     "É fácil lutar pelo que se quer, difícil é desistir do que se ama" Bob Marley

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Um pedaço do céu

Que existe algo muito poderoso e excepcionalmente bom olhando para nós, ao meu ver está mais do que provado, e acreditar ou não nisso, ou acreditar da forma tradicional ou de qualquer outra forma não vai mudar as coisas.
As pessoas costumam fazer perguntas umas às outras como "Deus existe?", "Como Ele é?", "Como é o céu?"... As pessoas esperam que essas respostas venham de fora, esperam que alguém lhes ensinem todos os mistérios da vida ou que uma luz desça dos céus e coloque todo o conhecimento da vida e da morte bem diante de seus olhos.
Essas perguntas, obviamente, devem ser feitas. Faz parte da essência do ser humano ter a sede de conhecer todas as coisas, principalmente sobre si mesmo e as coisas ocultas à sua volta, e é nessa sede que está a maior beleza da vida.
Mas para conhecer todos os segredos, só é preciso olhar para um lugar: dentro de você mesmo. Você não precisa ver Deus para ter suas respostas, você é, como tudo mais na natureza, uma pequena parte dele, você também é o segredo e a essência da vida.
E como desvendar esse segredo?
Comece encontrando a sua parte de Deus. Não importa a sua religião, o Deus que você acredita ou se você simplesmente crê na dinâmica do universo. Todos os nomes de Deuses e Deusas e energias cósmicas se tornam a mesma coisa depois que você os entende e põe sua fé neles. Procure a sua própria divindade, é aquela parte da sua mente que sempre te diz a coisa certa a fazer, mesmo que você não a escute, é aquilo que faz você se levantar toda vez que cai, e que às vezes te faz sorrir de coisas que não deviam parecer boas, mas ela te diz que tudo vai melhorar, e mesmo sem querer você acredita.
Entenda que essa parte tão íntima de você mesmo, essa coisa que você conhece há tanto tempo que nem notava mais a presença, isso é a sua parte divina, ela é seu elo com seu Deus e todas as outras coisas e seres que vêm Dele.
Você não precisa rezar, a menos que se sinta bem fazendo isso, não precisa frequentar uma igreja se não sentir Deus lá. Ele te entende em cada palavra, cada pensamento e emoção, e você pode encontrá-lo em cada metro de terra, em cada planta, animal e pessoa. Todos os lugares e coisas da natureza são sagrados, uma vez que também são parte Dele, e até mesmo as coisas feitas pelos homens são sagradas quando usadas para o bem, pois toda a inteligência e bondade que temos vêm Dele também.
Não espere que alguém lhe ensine sobre o que está dentro de você mesmo, porque assim como as pessoas são diferentes, Deus é diferente em cada uma delas, conheça-o, se esforce até entendê-lo, e acima de tudo, não perca sua fé Nele, não importa o que as pessoas digam, saiba que você também é parte da criação divina, e Ele sempre vai estar com você, seja lhe ensinando a buscar suas próprias respostas, ou como se levantar depois da queda, ou lhe dizendo que vocês, juntos, são maiores que qualquer problema, e que você não precisa de um milagre dos céus para passar por cima dos obstáculos, o céu já está dentro de você, e você tem tudo o que precisa para fazer isso.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O último dia

Todos falamos sobre aproveitar cada dia como se fosse o último, você com certeza já disse isso. Mas quantas pessoas já o fizeram?
Você com certeza já viveu alguns momentos intensamente, sem pensar nas consequencias, mas isso não é e suficiente, não precisa ser suficiente para você.
É claro que nós não queremos que as pessoas saiam por aí fazendo todo o tipo de coisas erradas sem pensar, viver intensamente é completamente diferente de não ter bom senso.
Mas se nós gostamos tanto de momentos intensos, dias cheios, noites de festa, por que não podemos ter isso sempre? Faça do prazer seu estilo de vida. Ouça música alta, saia no sábado, e se puder, volte apenas no domingo, se possível, só se levante depois do almoço. Beije quem você sentir vontade de beijar, seja homem ou mulher, saia com todas as pessoas que quiser, conheça a vida, abra sua mente para ela.
Saia sozinho uma noite, entre em um bar desconhecido que você escolheu apenas pela música ou as cores da fachada. Não quer ficar sozinho na mesa? Levante-se e faça novos amigos, troque telefones e emails, e cuide para que eles o acompanhem outra noite.
Não tenha vergonha de falar com um estranho, de dançar, de fazer o que sentir vontade quando sentir vontade.
E durante o dia?
Chame alguns amigos, saiam para um lugar qualquer, vão para um bosque, um vale ou uma montanha, procure conhecer todas as coisas, participe de muitos grupos, mantenha sua agenda lotada. Estude alguma coisa bizarra, faça aulas de algo que você nem sabia que gostava, explore você mesmo e todo o resto do mundo, e faça isso sem medo.
Apenas não se esqueça de manter seu bom senso. A vida pode ser maravilhosa, ela pode e deve ser aproveitada ao máximo, mas sem exageros. Vá até o limite, mas não o ultrapasse. Você pode se sentar ao lado de uma fogueira, pode até brincar com o fogo se for cuidadoso, mas nunca pode tocá-lo, ou acabará queimado.
Mas com a dose certa de cuidado, com bom senso e responsabilidade, nada pode te impedir de ter uma vida prazerosa, de fazer o que quiser e conhecer todas as coisas, isso está na sua natureza, o mundo é seu por direito, então aproveite-o. Aproveite-o como se fosse a sua última chance de fazer isso.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Diferenças

Já imaginou como seria o mundo se todos fossem iguais? Já pensou como seria se todos seguissem os mesmos padrões e tivessem as mesmas idéias?
Que graça teria um mundo como assim? Se as pessoas não fossem elas mesmas, se fossem simples cópias umas das outras, ainda seriamos pessoas? Nos tornaríamos outra coisa? Ou deixaríamos de ter consciência para nos tornarmos objetos semi animados como robôs sem pensamentos verdadeiros?
Que sentido tem esperar que todos sejam iguais, que todos sigam o padrão imposto pela sociedade? por que não podemos ser livres para fazer, pensar ou parecer qualquer coisa?
Para que se prender às regras sobre o que é ou não certo ou errado? Afinal de contas quem decide o que é certo?
Não se apegue à valores que não são seus, seja o que você quiser, faça o que você quiser, se vista como quiser, não seja uma cópia, seja você mesmo.
Se você gosta de se vestir de certa maneira que não é bem aceita, simplesmente vá e se vista da sua maneira, não se importe com o que vão dizer, isso é você e você não deve ter medo de mostrar. Pinte seu cabelo com uma cor bizarra, deixe crescer, faça um moicano e corte de novo. Vista a sua roupa favorita, tire do guarda roupa tudo aquilo que comprou mas não teve coragem de usar e use, e não tenha medo de usar.
Se você gosta de um tipo de música e as pessoas riem disso, aumente o volume, deixe tão alto que eles serão forçados a te escutar, gostando ou não, porque você existe e está bem ali, e merece ser visto e aceito como qualquer um deles.
Qualquer diferença, qualquer coisa que seja apenas sua é especial, é um modo de dizer "Esse sou eu, e vocês nunca irão me mudar, então terão que me aceitar, EU NASCI ASSIM". E valorize cada pequena diferença, esponha cada opinião sem medo, seja ela seus gostos, sua religião, sua opção sexual, a sua aparência, não importa, mostre-as porque são suas, elas formam você, uma pessoa única e especial, e se ainda assim às vezes você cruzar com um olhar torto, um rosto de reprovação ou u comentário desagradável, apenas pense que é assim e se ama desse jeito, e que muitas outras pessoas gostam de você também, e que quem quer que esteja te julgando, não merece sua atenção, então apenas mande-o ao inferno e continue sendo você, perfeito ou não, do jeito que é.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A distância de um passo

Algumas vezes buscamos algo que parece estar tão distante que não conseguimos acreditar na menor possibilidade de alcançá-lo. Reduzimos todas as nossas chances a fantasias simplesmente porque não medimos bem a distância entre nós e nosso objetivo, não temos coragem de avançar um passo antes de dizer se há ou não uma longa caminhada à nossa frente.
E se por um momento esticarmos nossa mão e tentar tocar o que desejamos? Se dermos um único passo, e depois avaliar se é necessário outro e outro? E se a caminhada for mesmo longa? Ora, para que serve um caminho se não para percorrê-lo? Qual  beleza de ficar parado esperando sempre uma oportunidade de alcançar mais facilmente todos os seus sonhos?
E qual a graça de um desejo que se realiza sozinho? isso não seria mais um desejo, seria um acontecimento comum. Desejar é precisar, é sentir a necessidade de possuir algo, e quando se precisa verdadeiramente de algo, é preciso buscar por isso, é preciso lutar.
Algumas vezes não percebemo que ficar observando uma estrada por horas sem sair do lugar é muito mais cansativo que caminhar por ela, e se a estrada leva à algum lugar, é preciso percorrê-la para chegar no final.
Então, não tenha medo de se cansar durante sua jornada, nem de tropeçar ou não chegar nunca até o fim. Apenas caminhe, caminhe com firmeza e prazer, aproveite a paisagem e todas as boas companhias que podem vir a aparecer, mantenha os olhos a frente mas sem ignorar as coisas belas ao seu redor.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Terra do Nunca


Imagine uma ilha, para onde você pudesse ir em seus sonhos. Um lugar onde tudo oque você imagina vira realidade, não existe dor ou doença, nem mesmo a dor da perda ou da da morte vai poder te alcançar nessa ilha.
Todos os seus sonhos e suas fantasias ganhando vida, enquanto seus medos e traumas diminuem na proporção exata em que suas forças aumentam.
Já não há mais fronteiras entre os sonhos e a vida real, você se tornou seu próprio herói. Toda a força está em você concentrada e multiplicada, e você está pronto para explorar a ilha, viver suas aventuras e enfrentar seus perigos, e fazer oque bem entender.
De hoje em diante não existirão mais regras nessa ilha, nem autoridade que o faça parar, você apenas tem que sair e aproveitar a liberdade. Sinta-a e aproveite cada segundo antes que você acorde, não tenha medo de agir como uma criança, faça da alegria seu modo de vida.
Agora você está cansado de sonhar, então se afaste da ilha, e veja como ela adormece enquanto você acorda, como ela espera pacientemente sua volta, guardando centenas, se não milhares de novas surpresas para a noite seguinte.
Você pode estar acordado agora, mas uma vez que impera na ilha, ela nunca mais vai se separar de você, estará sempre esperando que você tenha um devaneio, sonhe acordado ou brinque novamente como uma criança para mostrar um ou outro pedacinho de terra mágica e pedir que você volte a noite, e ela acordará novamente para acolher todos seus novos sonhos.